O Portugal Air Summit – Flying 4 Change, que decorreu de 10 a 12 de outubro em Ponte de Sor, apresentou, este ano, uma grande novidade no seu programa B2B: um conjunto de workshops dinâmicos, que enriqueceram o evento com temas atuais e estratégicos nos setores da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa.
Realizados ao longo dos dois dias de conferências, estes workshops atraíram participantes de várias indústrias, proporcionando uma visão profunda e prática sobre o futuro dos setores em que se centra o Portugal Air Summit.
No primeiro dia, o foco esteve nas questões económicas e de inovação no setor da defesa, com um workshop promovido entre a Eurodefense e o IAPMEI. Seguiu-se uma sessão da EasyJet, onde foi discutido o tema emergente da aviação verde, temática central das conferências deste ano, e um momento da IATA, seguido da apresentação dos procedimentos de voo para aeródromos nacionais, pela NAV Portugal, que, na ocasião, reconheceu o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor como exemplo de boas práticas na segurança e inovação.
A defesa como motor de inovação foi o tema explorado pelo EMGFA, sublinhando o papel crucial que a área da defesa desempenha na criação de novas tecnologias. Ainda no primeiro dia, a Autoridade Tributária conduziu uma sessão sobre a exportação de tecnologias dual-use, refletindo sobre os desafios regulatórios e comerciais inerentes a este tipo de tecnologias. O dia terminou com o lançamento do estudo de caso “Repensar a atratividade regional na região do Alentejo”, da OCDE, numa sessão promovida pela CCDR Alentejo perante uma vasta plateia de representantes da região.
O segundo dia foi igualmente diversificado e inspirador. O CIFA trouxe à discussão os Fenómenos Aerospaciais Desconhecidos em Portugal, um tema que captou a atenção de especialistas e curiosos. A AED liderou um workshop sobre Aerospace Skills, destacando a necessidade de qualificação de profissionais para o futuro da indústria. Outro tema de destaque foi o transporte de cargas por UAS, com enfoque na regulamentação e tecnologia, apresentado pela APANT, e o papel crucial dos drones no futuro, da HP Drones.
A cimeira também abordou questões de empregabilidade e desenvolvimento local, com o projeto Aero.Next, que, unido com o IEFP, apresentou a uma vasta plateia de estudantes oportunidades de emprego e formação em Ponte de Sor, no âmbito da instalação da fábrica para produção da primeira aeronave portuguesa, no Aeródromo Municipal, a partir de 2026.
Com uma abordagem inovadora e uma vasta seleção de temas, os workshops do Portugal Air Summit revelaram-se um verdadeiro sucesso, contribuindo para a disseminação de conhecimento em áreas estratégicas para o futuro da indústria aeronáutica, espacial e de defesa.