0%

12 > 15 OUT 22 - Ponte de Sor

Dias:
Horas:
Minutos:

Regresso à Lua pela Missão Artemis da NASA

Regresso à Lua pela Missão Artemis da NASA

 

A NASA volta a ter como missão levar à Lua uma nova geração de astronautas já a partir de 2025. O plano da agência espacial americana era lançar a missão esta segunda-feira, dia 29 de agosto, mas foi adiada devido a uma fuga de combustível detetada num tanque da nave. 

Em caso de problemas técnicos com o veículo, estava já definida nova data para a seguinte tentativa, dia 2 ou dia 5 de setembro. 

A missão está repartida em três fases, a primeira fase da missão Artemis (Artemis I) tem a duração total de cerca de mês e meio e a nave Orion vai voar em redor da Lua, depois de se separar do foguetão Space Launch System, durante algumas semanas antes de regressar à Terra e mergulhar no oceano Pacífico.

Antes do tão desejado pouso lunar, a NASA ainda efetuará a missão Artemis II, previsto para maio de 2024, que visa enviar uma tripulação à volta da Lua e regresso à Terra, à imagem e semelhança do que aconteceu na missão Apollo 10 em maio de 1969.

E por fim, a missão Artemis III deverá efetuar mais um marco histórico com o regresso de um ser humano à Lua.

 

Sistema de Lançamento Espacial poderá ser lançado já esta segunda-feira
Sistema de Lançamento Espacial poderá ser lançado já esta segunda-feira Foto: Eva Marie UZCATEGU/AFP

 

Importância da missão Artemis

 

A NASA conta com a missão Artemis alcançar uma presença humana e robótica duradoura na Lua. Tendo como principal objetivo a criação de novos sistemas de apoio de vida e transporte que permitam missões de maior duração, bem como a criação de um posto avançado orbital (Gateway).

Já no que diz respeito à superfície lunar, a NASA conta instalar no futuro uma zona habitável, Campo Base Artemis, com um habitat de superfície pressurizada e não pressurizada que estabelecerá a primeira base na fronteira lunar para expedições prolongadas, base onde os astronautas irão realizar experiências científicas e criar novas tecnologias.

Juntos, a Gateway e o Campo Base Artemis irão apoiar simulações de missões enquanto se prepara o próximo passo, que é enviar astronautas a Marte.

 

Há 50 anos o Homem pisou pela primeira vez solo lunar. Agora, em 2022, prevê-se a abertura de um novo ciclo, rumo a Marte, com a missão Artemis.

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/missao-artemis-i-a-preparar-o-regresso-a-lua_es1428711

https://www.jn.pt/inovacao/o-inicio-do-aguardado-regresso-a-lua-fuga-de-combustivel-atrasa-missao-artemis-15122432.html

Últimas Notícias