Pedro Manuel

Bitcliq

“Pedro Manuel, 46 anos, Caldense, empreendedor, surfista na região de Peniche há mais de 30, é o fundador e CEO da Bitcliq, formado em Engenharia Electrónica, Telecomunicações e Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 

A vocação para aplicar a inovação tecnológica na pesca foi inspirada pela infância. Cresceu junto ao oceano atlântico, na costa Oeste de Portugal, onde muitas vezes depois da escola acompanhava o pai até às fábricas de conservas da região, para instalação e manutenção da tecnologia de comunicações mais sofisticada dos anos 80, o Telex - o mais fiável e indispensável para a realização dos negócios internacionais das empresas conserveiras, como a compra e venda do pescado e seus derivados. 

Empreendedor em série, em 2003 foi co-fundador da startup Makewise, uma spin-off do ISEL, pertencente à COTEC e à rede inovação da Brisa Autoestradas, onde desenvolveu com a sua equipa várias tecnologias de ponta hoje usadas no dia-a-dia dos portugueses, numa lógica pioneira de inovação aberta entre o meio académico e empresarial. 

Em 2013 fundou a Bitcliq, com o propósito de trazer inovação ao sector primário e industrial, através da tecnologia e da transformação digital, mas acima de tudo com a ambição de gerar impactos positivos na sociedade e na sustentabilidade e rentabilidade dos oceanos. “