0%
Dias:
Horas:
Minutos:

FAQ´S

Perguntas frequentes

PROGRAMA LÚDICO

Qual a diferença entre o evento deste ano Portugal Air Summit Take OFF para 2024 e as edições passadas?
Este ano iremos fazer uma ativação institucional para promover a 7ª Edição do Portugal Air Summit em 2024, que iniciará a partir do próximo ano o seu format bienal.
Quais são os dias do evento Portugal Air Summit Take Off para 2024?
9 a 12 de Novembro – Quinta a Domingo
Quais são as datas das conferências?
As conferências realizam-se nos dias 9 e 10 de novembro no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
Qual o programa das conferências?

Ver aqui

Posso assistir às conferências?
Sim através do streaming que será transmitido para as plataformas do Portugal Air Summit . As conferências não estão abertas ao público em geral.
Quais as datas do programa lúdico?
10, 11 e 12 de novembro – sexta, sábado e domingo Ponte de Sor recebe o Festival de Balões de Ar quente nos dias 10 e 11 de novembro e a demostração de corrida aérea AIR RACE CHAMPIONSHIP na albufeira de Montargil dias 11 e 12 de novembro.
Qual é o programa dos dias lúdicos?

Consulte o programa aqui.

Onde posso assistir ao festival de Baloes de Ar Quente em Ponte de Sor?
Em Montargil na sexta, e no sábado Ponte de Sor (aeródromo municipal).

PROGRAMA LÚDICO

Onde posso ver a Demonstração de Corrida ARC Championship?
A zona de público fica situada junto à margem direita da Albufeira de Montargil entre os lugares de Pintadinho e Carvalhoso. Coordenadas: 39,08836° N, 8,15554° O
O que é a ARC – Air Race Championship?

A Air Race Championship é um campeonato de corridas de aviões. Foi criada em 2014 e teve um segundo showcase em 2016, em Lisboa. Nos últimos 6 anos realizou demonstrações e treinos num alargado programa de preparação, em coerência com o conceito criado, as exigências da indústria e legislação aeronáutica em vigor.

Com o fim da Red Bull Air Race, em 2019, e a já anunciada despedida das lendárias Reno Air Races, em 2023, o Air Race Championship apresenta-se agora com um grupo renovado de pilotos e técnicos de elite, com o objetivo de promover o espírito das corridas de aviões, inspirar o público ávido desta competição, mover multidões e desafiar os limites através de uma plataforma de entretenimento e competição mais sustentável. Uma combinação perfeita para relançar as corridas aéreas na Europa e no mundo.

O que vai acontecer na Barragem de Montargil entre os dias 11 e 12 de novembro?
O Air Race Championship vai reunir, na Barragem de Montargil, mais de uma dezena de pilotos, de várias nacionalidades, e técnicos estrangeiros com uma vasta experiência em organização de eventos similares. Em conjunto, vão realizar uma demonstração de corridas aéreas num circuito oval similar ao das Reno Air Races e numa chicane similar à da Red Bull Air Race. Haverá também demonstrações de performance com pilotos convidados, em ambiente de Airshow. Fica a promessa de uma experiência inesquecível para todos os que quiserem deslocar-se à Barragem de Montargil.
Quais são os pilotos que irão participar no evento?

O evento vai contar com pilotos de elite internacional, de várias nacionalidades.
Portugal: Carlos Costa, Helder Guerreiro, Pedro Cunha Pereira e Luis Garção;
Reino Unido: Bennedict Nielsen, Jeremy Taylor, Peter Pingilly e James Stringer;
França: Mikaël Brageot e Nicolas Ivanoff;
Eslovénia: Peter Podlunsek
República Checa: Martin Sonka e Petr Kopfstein;
Alemanha: Uwe Wendt;
Espanha: Javier del Cid, Joan Comas, Jorge Macias e Juan Velarde;
Um elenco imperdível!

Quais são as aeronaves que vou poder ver?

O Air Race Championship é um evento que tem no seu portfolio um conjunto de aeronaves das mais potentes e rápidas do mercado atual. Será possível ver aeronaves como EXTRA 300L / 330LT / 330SC, RV8, RV7, ACRO200, MXR MXS, EDGE 540v3, LAZER 300 e CITABRIA.

– Edge 540 V3
O Zivko Edge 540 fabricado pela Zivko Aeronautics é uma aeronave super rápida e altamente acrobática. Capaz de atingir uma razão de volta de 420 graus por segundo e uma taxa de subida de 3.700 pés por minuto, voou várias vezes até à vitória no circuito internacional de acrobacias Unlimited desde a década de 1990. A versão com assento tandem é vendida como Edge 540T.

– EXTRA 330 SC/LT
Estas aeronaves proporcionam emoções fortes a quem assiste. Os Extra possuem um motor de injeção de combustível Lycoming AEIO-540, com 300/330 cavalos de potência. Com apenas uma pessoa a bordo, podem ser exercidas forças de ± 12 G e atingidas velocidades de 400 km/h.

– MXR MXS
O modelo Australiano da MX Aircraft Company, MXS, é um avião de lugar único, de asa baixa, monomotor e com roda traseira. É feito a partir de fibra de carbono e tem um reportório sem igual, tendo sido utilizado por vários pilotos, nas Red Bull Air Race World Championship, além dos prémios que ganhou ao longo duma década inteira em competições como World 4 Minute Free Style Championships e diferente Campeonatos Aerobáticos nos Estados Unidos. Equipado com um motor de combustão interna Lycoming AEIO-540EXP e com 300cv de potência, pode atingir velocidades de 230 nós, o equivalente a 430 km/h e suportar forças até 16 G. Este é considerado o avião acrobático com melhor performance no mundo e está aqui, em Ponte de Sor.

– RV7/8
São aeronaves que se enquadraram não somente para voos de lazer, mas também para voos acrobáticos, com excecionais performances em ambiente de corrida.

Os RV-7 da Van são aviões de dois lugares, lado a lado, monomotor e asa baixa, vendidos em forma de kit pela Van’s Aircraft. Desenhados por Richard VanGrunsven, os RV7 são equipados com roda traseira e têm uma estrutura que suporta motores de combustão interna Lycoming, até ao IO-390, com 215cv de potência. Têm uma velocidade máxima de 189 nós, o equivalente a 350 km/h e suporta forças até +6 G.

Os RV-8 da Van são aviões de dois lugares, tandem, monomotor e asa baixa. À semelhança do modelo anterior, são vendidos em forma de Kit pela Van’s Aircraft, estão equipados com roda traseira e a estrutura suporta motores de combustão interna Lycoming, até ao IO-390, com 215cv de potência. Os RV-8 têm uma velocidade máxima de 192 nós, o equivalente a 360 km/h e tal como o modelo anterior, suportam forças até +6 G.

– ACRO200
Acro 200 ou “Extra Francês”, como é denominado entre pilotos, é um avião fabricado pela Soubrane e muito semelhante ao modelo Extra. Está equipado com um motor de combustão interna Lycoming AEIO-360, com 200cv de potência e é capaz de suportar forças até 10 G. A sua velocidade máxima é de 170 nós ou 315 km/h.

– LASER Z-300
O Laser Z-300 é um modelo americano, vendido em kit. É de lugar único, asa baixa, monomotor e com roda traseira. É equipado com um motor de combustão interna Barret IO-540XP, com 330cv de potência e atinge velocidades de 220 nós, ou 405 km/h. Este avião consegue subir a uma razão de 3900 pés por minuto e suporta forças até 10 G.

Em que dias decorre o espetáculo aeronáutico?
A demonstração de corridas de aviões decorre nos dias 10, 11 e 12 de novembro.
Em que horário decorre o espetáculo aeronáutico?
O Air Race Championship vai realizar vários momentos de espetáculo aeronáutico, entre as 10h30 e as 17h30, numa agenda dependente das condições atmosféricas do momento.
A quem se destina o evento?
É um evento familiar, eclético e dirigido a todas as gerações, com uma forte preponderância para todos os amantes de aviação, adrenalina e velocidade.
Posso acompanhar o evento pela internet?
Sim, haverá transmissão em live streaming no canal da Aviação TV e nas redes sociais da ARC – Air Race Championship.
Posso levar o meu drone e realizar filmagens?
Por razões de segurança, para evitar interferência entre drones operados por indivíduos que não foram informados sobre os limites de segurança e evitar acidentes que ponham em causa a realização do evento e a segurança do público, dos pilotos e a integridade das aeronaves, não é permitida a realização de voos/ filmagens de drones sem a expressa autorização da Organização.
Como posso partilhar e/ou acompanhar o evento nas redes sociais?
O espetáculo terá transmissão live streaming no canal da Aviação TV. Pode partilhar os melhores momentos deste evento com os hashtags #ARC e #AirRaceChampionship.
Sou jornalista/ spotter e quero fazer cobertura do evento. Como devo proceder?
Deve mandar e-mail para info@airrace.pro
O acesso à zona de público é gratuito?
Sim, o acesso é efetuado pela Estrada Nacional 2, no sentido Montargil-Ponte de Sor. A seguir à localidade de Carvalhoso, virar à direita. Haverá sinalética no local. Coordenadas: 39,08836° N, 8,15554° O.
Existe estacionamento na zona de público?
Existe estacionamento gratuito.