Octávio Oliveira
Executive Director of the Board Agência de Aviação Civil de Cabo Verde

Sinopse

Octávio Augusto Pinheiro Pires de Oliveira, nasceu na cidade do Mindelo – Ilha de São Vicente, a 19 de fevereiro de 1975.

Em agosto de 1999 conclui o curso de Ciências Económicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Brasil. Em Novembro do mesmo ano regressa a Cabo Verde e em 2000 inicia a sua vida profissional na Transportadora Aérea de Cabo Verde – TACV, onde começa a ganhar a sua paixão pelo ramo da aviação.

Em 2001 regressa ao Brasil para uma Pós-graduação em Gestão Financeira das Empresas na Universidade Estácio de Sá e Mestrado em Engenharia de Transporte com enfase em Planeamento de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Regressa a Cabo Verde em 2003 tendo recomeçado a sua vida profissional no então Ministério das Infra-estruturas e Transportes. Em Agosto de 2004 com a criação da Agência de Regulação Económica (ARE) é um dos primeiros quadros contratados tendo ocupado o cargo de especialista em contabilidade e finanças, nesta instituição reguladora, onde permanece até agosto de 2007. Em 2007 conclui a Pós-Graduação (Especialização) em Regulação Pública e Concorrência pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em Setembro de 2007 abraça um projecto privado na empresa SOGEI – Gestão de Investimentos, ocupando o cargo de Director Comercial e Marketing. Um ano depois, agosto de 2008, regressa ao ramo da regulação, desta vez para as funções de técnico de transporte aéreo na Agência de Aviação Civil. Em 2010 é nomeado Chefe do departamento de Transporte Aéreo, e em 2012 com a reestruturação da AAC, é nomeado para exercer a função de Director na Direcção de Regulação Económica.

Em Março de 2013 conclui o curso de Pós-Graduação em Direito Aéreo ministrado em Cabo Verde pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Em setembro do mesmo ano é nomeado para exercer as funções de Administrador Executivo na Agência de Aviação Civil, cargo que exerce até a presente data.