Rui Miguel Dias
Diretor da Academia do CEiiA

Sinopse

A superação, como atitude de transformação e de desenvolvimento foi desde muito cedo o sentido que fui encontrando para a minha vida.

Em 1993, entrei na Faculdade Motricidade Humana (FMH), em Lisboa, onde me especializei em futebol de alta competição. Após a conclusão da licenciatura, em 1998, comecei a lecionar aulas na FMH e iniciei o curso de mestrado em Psicologia do Desporto na Universidade Católica de Leuven (Bélgica). No inicio do ano 2000, o Sporting Clube de Portugal lançou-me um grande desafio: fazer parte da equipa da ACADEMIA, em Alcochete, com o objetivo de definir processos de atração e de desenvolvimento dos talentos do clube. Tive nessa altura a oportunidade e o privilégio de trabalhar com jogadores que hoje jogam pela seleção nacional. Entretanto, prossegui e concluí os meus estudos na Faculdade de Psicologia da Universidade Autónoma de Barcelona, sob a orientação do Professor Jaume Cruz , reconhecido especialista em Psicologia do Desporto.

Em 2011, o CEO do CEiiA lançou-me um convite inesperado: desenvolver e gerir equipas de engenharia de elevado desempenho. Iniciei então um novo percurso, como Diretor de Recursos Humanos do CEiiA, onde tive oportunidade de desenvolver processos de atração de talentos, de avaliação e gestão de desempenho, de valorização, entre outros. Em 2016, lancei a ACADEMIA do CEiiA cuja missão principal é valorizar pessoas.

O desafio pela superação dos limites, pela capacidade de ajudar as pessoas a ultrapassarem as suas próprias barreiras é, enfim, o sentido que encontro naquilo que faço todos os dias, porque desenvolver pessoas é, sem duvida, uma grande responsabilidade.”