Localizado no coração do Alentejo, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (LPSO) é o local que acolhe o Portugal Air Summit desde a primeira edição, que se tem afirmado como uma peça central no desenvolvimento da indústria aeronáutica e aeroespacial no país.
Com uma infraestrutura moderna e versátil, oferece condições únicas para a operação de diversas aeronaves e é um verdadeiro centro de desenvolvimento para a indústria, com a instalação de 15 empresas nas áreas de manutenção de aeronaves, produção e formação de pilotos e de técnicos de manutenção para as áreas de atividade em desenvolvimento no local.
Com uma pista de 1800 metros de comprimento e 30 metros de largura, o Aeródromo está totalmente equipado para receber tráfego de aeronaves de médio porte, com uma pista que oferece um TORA/TODA/ASDA e LDA de 1800 metros, permitindo a operação de aeronaves como o Airbus A320 e o Boeing 737, entre outras, cuja passagem pelos céus de Ponte de Sor já foi objeto de destaque no programa do Portugal Air Summit.
O Aeródromo dispõe de várias placas de estacionamento para aeronaves e está autorizado a receber tráfego em voos VFR (Visual Flight Rules) e IFR (Instrument Flight Rules), para além de operar um Serviço AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo), garantindo a segurança das operações aéreas, através da sua Torre de Informação de Voo, inaugurada em 2023.
Situado a apenas 50 milhas náuticas de Lisboa (o que equivale a cerca de 93km), o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor permite um acesso fácil e rápido à capital. Um voo típico entre Ponte de Sor e Lisboa, realizado por uma aeronave como o Cessna 172, dura em média 60 minutos.
Com uma visão clara de expansão sustentável, o Aeródromo Municipal está preparado para liderar o caminho da indústria aeronáutica em Portugal, assegurando crescimento económico e a atração de oportunidades de emprego para a região, objetivos que guiam também a realização do Portugal Air Summit no local.
Saiba mais acerca desta infraestrutura aqui.