Um evento que vai juntar em Portugal, em Ponte de Sor, durante os dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo), 10 pilotos oriundos de vários países europeus, entre os quais pilotos da ex Red Bull Air Race e outros. Um showcase inédito, com o objetivo de recriar um ambiente de demonstração de corrida e trazer de novo ao público o espírito competitivo e a adrenalina deste desporto.
Estes dias em território nacional vão oferecer a todos os que se quiserem deslocar à Albufeira de Montargil, uma demonstração de corrida inesquecível com os pilotos a superarem ao máximo os seus limites e os das máquinas que irão pilotar num espetáculo que promete ser imperdível.
Juan Velarde faz voo acrobático desde 1999 e é atualmente um dos principais pilotos espanhóis, realizando exibições de acrobacias a solo e em formação. Fez parte da Seleção Nacional de Aerobática Espanhola e foi amplamente premiado com duas medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze no Campeonato Nacional de Espanha.
Em 2010, Vealarde venceu o Campeonato Espanhol de Acrobacia Geralee e foi o único espanhol a conseguir competir na Red Bull Air Race.
Conhecido também “corso rápido”, Nicolas Ivanof é um dos mais famosos pilotos e instrutores de voo francês. Competiu com o número 7 nas famosas Red Bull Air Race World Series e, na década de 90, nas diversas competições de acrobacia em que participou, ficou entre os 10 primeiros da Europa e do mundo.
Em 2005, juntou-se à equipa Hamilton como embaixador e tem participado em várias corridas internacionais, mas também em espetáculos – Oshkosh, Wisconsin (EUA), Free Flight Shows (França) e as Red Bull Air Races, pelo mundo – que surpreendem o público com incríveis acrobacias.
Mikaël Brageot foi o piloto francês mais jovem a representar o seu país em competições internacionais e estreou-se na Red Bull Air Race, em 2014.
Conquistou uma vitória logo na sua terceira corrida e alcançou muitas outras em campeonatos europeus. Aviação, desporto e competição formam um triângulo perfeito para Brageot, que ganhou esta paixão logo aos 12 anos quando o avô lhe concedeu um batismo de voo.
O Air Race Championship é um campeonato de corridas de aviões. Foi criada em 2014 e teve um segundo showcase em 2016, em Lisboa. Nos últimos 6 anos realizou demonstrações e treinos num alargado programa de preparação, em coerência com o conceito criado, as exigências da indústria e legislação aeronáutica em vigor.
Com o fim da Red Bull Air Race, em 2019, e a já anunciada despedida das lendárias Reno Air Races, em 2023, o Air Race Championship apresenta-se agora com um grupo renovado de pilotos e técnicos de elite, com o objetivo de promover o espírito das corridas de aviões, inspirar o público ávido desta competição, mover multidões e desafiar os limites através de uma plataforma de entretenimento e competição mais sustentável. Uma combinação perfeita para relançar as corridas aéreas na Europa e no mundo.
O evento vai contar com pilotos de elite internacional, de várias nacionalidades.
Portugal: Carlos Costa, Helder Guerreiro, José Figueiredo; Pedro Cunha Pereira e Luis Garção;
Reino Unido: Bennedict Nielsen, Jeremy Taylor, Peter Pingilly e James Stringer;
França: Mikaël Brageot e Nicolas Ivanoff;
República Checa: Martin Sonka e Petr Kopfstein;
Alemanha: Uwe Wendt;
Espanha: Javier del Cid, Joan Comas, Jorge Macias e Juan Velarde;
Um elenco imperdível!
O Air Race Championship é um evento que tem no seu portfolio um conjunto de aeronaves das mais potentes e rápidas do mercado atual. Será possível ver aeronaves como EXTRA 300L / 330LT / 330SC, RV8, RV7, ACRO200, MXR MXS, EDGE 540v3, LAZER 300 e CITABRIA.
– Edge 540 V3
O Zivko Edge 540 fabricado pela Zivko Aeronautics é uma aeronave super rápida e altamente acrobática. Capaz de atingir uma razão de volta de 420 graus por segundo e uma taxa de subida de 3.700 pés por minuto, voou várias vezes até à vitória no circuito internacional de acrobacias Unlimited desde a década de 1990. A versão com assento tandem é vendida como Edge 540T.
– EXTRA 330 SC/LT
Estas aeronaves proporcionam emoções fortes a quem assiste. Os Extra possuem um motor de injeção de combustível Lycoming AEIO-540, com 300/330 cavalos de potência. Com apenas uma pessoa a bordo, podem ser exercidas forças de ± 12 G e atingidas velocidades de 400 km/h.
– MXR MXS
O modelo Australiano da MX Aircraft Company, MXS, é um avião de lugar único, de asa baixa, monomotor e com roda traseira. É feito a partir de fibra de carbono e tem um reportório sem igual, tendo sido utilizado por vários pilotos, nas Red Bull Air Race World Championship, além dos prémios que ganhou ao longo duma década inteira em competições como World 4 Minute Free Style Championships e diferente Campeonatos Aerobáticos nos Estados Unidos. Equipado com um motor de combustão interna Lycoming AEIO-540EXP e com 300cv de potência, pode atingir velocidades de 230 nós, o equivalente a 430 km/h e suportar forças até 16 G. Este é considerado o avião acrobático com melhor performance no mundo e está aqui, em Ponte de Sor.
– RV7/8
São aeronaves que se enquadraram não somente para voos de lazer, mas também para voos acrobáticos, com excecionais performances em ambiente de corrida.
Os RV-7 da Van são aviões de dois lugares, lado a lado, monomotor e asa baixa, vendidos em forma de kit pela Van’s Aircraft. Desenhados por Richard VanGrunsven, os RV7 são equipados com roda traseira e têm uma estrutura que suporta motores de combustão interna Lycoming, até ao IO-390, com 215cv de potência. Têm uma velocidade máxima de 189 nós, o equivalente a 350 km/h e suporta forças até +6 G.
Os RV-8 da Van são aviões de dois lugares, tandem, monomotor e asa baixa. À semelhança do modelo anterior, são vendidos em forma de Kit pela Van’s Aircraft, estão equipados com roda traseira e a estrutura suporta motores de combustão interna Lycoming, até ao IO-390, com 215cv de potência. Os RV-8 têm uma velocidade máxima de 192 nós, o equivalente a 360 km/h e tal como o modelo anterior, suportam forças até +6 G.
– ACRO200
Acro 200 ou “Extra Francês”, como é denominado entre pilotos, é um avião fabricado pela Soubrane e muito semelhante ao modelo Extra. Está equipado com um motor de combustão interna Lycoming AEIO-360, com 200cv de potência e é capaz de suportar forças até 10 G. A sua velocidade máxima é de 170 nós ou 315 km/h.
– LASER Z-300
O Laser Z-300 é um modelo americano, vendido em kit. É de lugar único, asa baixa, monomotor e com roda traseira. É equipado com um motor de combustão interna Barret IO-540XP, com 330cv de potência e atinge velocidades de 220 nós, ou 405 km/h. Este avião consegue subir a uma razão de 3900 pés por minuto e suporta forças até 10 G.