O Airways Aviation Group, fundado em 2014 pelo empresário australiano Romy Hawatt, destaca-se como uma referência global na formação aeronáutica.
Hawatt, que já havia liderado negócios como o SAE Institute, presente em mais de 30 países, trouxe para o setor da aviação a sua experiência no campo da educação e uma visão estratégica de crescimento rápido e sustentável.
Visão estratégica e investimento
Desde a sua criação, o grupo tem se destacado pela rápida expansão, através de aquisições e crescimento orgânico. Atualmente, o Airways Aviation Group opera em 14 países, com uma oferta formativa flexível e abrangente, que inclui cursos de piloto, tripulante de cabine e técnico de manutenção de aeronaves.
Além disso, mantém parcerias com universidades, garantindo uma dupla qualificação aos alunos, e aliando a formação aeronáutica com o ensino superior, tanto para o setor civil quanto para o militar.
A empresa tem investido milhões de euros em academias de referência e equipamentos de última geração, com o objetivo de garantir a excelência formativa.
Num setor altamente capitalizado e sujeito a flutuações económicas, o Airways Aviation procura oferecer estabilidade e uma produção de profissionais capaz de responder às necessidades da indústria.
Transição digital na formação aeronáutica
Pioneiro na digitalização da formação aeronáutica, o grupo proporciona aos alunos acesso a manuais digitais, bases de dados interativas e equipamentos de tecnologia avançada, como tablets com aplicações que auxiliam no planeamento de voo e no acompanhamento em tempo real.
Mais recentemente, a introdução da realidade virtual (VR) e aumentada (AR) começou a revolucionar a formação prática de pilotos, tripulantes de cabine e técnicos de manutenção.
Nos próximos anos, a tecnologia promete oferecer uma experiência ainda mais imersiva e acessível, permitindo uma formação mais eficiente e realista.
O Airways Aviation Group continua a liderar a transformação do setor da formação aeronáutica, com uma visão clara de inovação, sustentabilidade e excelência.
Sustentabilidade em primeiro plano
A sustentabilidade é uma prioridade para o grupo, líder na adoção de “práticas verdes” no setor aeronáutico. Com uma frota de aeronaves equipadas com motores que consomem até 50% menos combustível que os convencionais, o grupo apoia o desenvolvimento de novas tecnologias, como a aeronave híbrido-eléctrica Cassio 330 da VoltAero. O projeto, que será liderado por Jean Botti, ex-Chief Technology Officer da Airbus, tem potencial para transformar a setor da aviação na generalidade.
Com a previsão de que a aviação possa representar 25% das emissões globais até 2050, o Airways Aviation está comprometido em reduzir o impacto ambiental, trabalhando em soluções inovadoras que possam beneficiar todo o setor.
Alexandre Alves
Global Chief Operating & Commercial Officer no Airways Aviation Group