0%
Dias:
Horas:
Minutos:

Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – ONDE TUDO ACONTECE

 

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é o espaço onde se realiza o Portugal Air Summit, uma localização de excelência que, após forte expansão nos últimos anos, destaca-se hoje como uma infraestrutura moderna e versátil, com condições únicas para o desenvolvimento da indústria aeronáutica e aeroespacial, que regista crescente procura por parte de stakeholders do setor e que estabeleceu, na cidade de Ponte de Sor, um cluster único para a indústria a nível nacional.

1– Qual a importância que tem hoje o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor no atual contexto aeroportuário nacional e que perspectivas se colocam à sua gestão, tendo em conta a integração de novas empresas de trabalho aéreo, formação ou outras relacionadas com o setor aeroespacial?

O investimento efetuado no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor ao longo de duas décadas, tem contribuído para o seu desenvolvimento e capacitação, posicionando-o dessa forma no panorama dos aeródromos nacionais como uma infraestrutura de excelência, tornando-o assim atrativo à fixação de empresas.
Neste contexto, para além das empresas instaladas no aeródromo, que desenvolvem atividade aeronáutica na área da formação (pilotos e técnicos de produção aeronáutica), da manutenção de aeronaves (médio e grande envergadura) e de produção (drones, capacetes, máscaras e componentes), a integração de novas empresas para desenvolverem outro tipo de atividade, relacionada não só com a aeronáutica, mas também com a área aeroespacial, continua a ser um dos objetivos para o desenvolvimento deste aeródromo.
A aposta no desenvolvimento da infraestrutura e na sua capacitação técnica, constitui o suporte, para no âmbito da gestão diária, garantir uma eficaz coordenação das diferentes atividades existentes, assim como de outras, que venham a surgir no futuro.

 

2 – Considera viável que no futuro Ponte de Sor passe a ser escala de uma linha de serviço de transporte regional de passageiros?
Instalar uma linha de serviço de transporte regional de passageiros no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, do ponto de vista técnico e no âmbito da sua gestão, não será um desafio difícil de concretizar, pois, conforme referido atrás, o investimento realizado na infraestrutura prepararam-na de forma a continuar o caminho da evolução e por conseguinte da diversificação da atividade.

 

3 – O aeródromo é um dos principais ativos e pólo de atração de investimentos para o desenvolvimento integrado de Ponte de Sor e do Alto Alentejo?
As condições da infraestrutura do Aeródromo Municipal, quer seja no âmbito da qualidade dos edificios, ou no âmbito das características da pista e condições de operação, são efetivamente atrativas ao investimento, tornando-se assim o aeródromo, enquanto gerador de postos de trabalho, um dos principais ativos de Ponte de Sor e por conseguinte, do desenvolvimento integrado da região.
_

4 – Que importância tem para o Aeródromo a realização do Portugal AIr Summit?
O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é o “Palco” do Portugal Air Summit. Assim todos os visitantes e participantes, enquanto representantes do setor empresarial aeronáutico e aeroespacial, ficam a conhecer a infraestrutura e a sua potencialidade, tornando-se possíveis investidores. Não haverá melhor cartão de visita ou publicidade.

 

5 – Há espaço e terrenos disponíveis e aptos para a ampliação da pista de aterragem e descolagem de Ponte de Sor e para a criação de instalações para novas empresas e indústrias na área aeroportuária. Há planos e/ou projetos para o que poderá acontecer nos próximos anos quanto ao crescimento da infraestrutura aeroportuária?
O aeródromo tem terreno disponível para construção de edificios e instalação de novas empresas.
Prevê-se num futuro próximo ampliar a zona de taxiway, de modo a interligar a zona da fábrica, onde irá ser construído o primeiro avião português, LUS 222, projeto integrado na agenda mobilizadora Aero.Next.
O Plano Diretor Municipal de Ponte de Sor tem uma área reservada destinada à expansão da pista, caso se venha a revelar necessário.

 

6 – Diretora do Aeródromo de Ponte de Sor desde há vários anos, que perspetiva (ou ambição) tem para este local no futuro próximo?
Perspetivo para o Aeródromo de Ponte de Sor, num futuro próximo, um aumento da atividade aeronáutica, por via da implementação de procedimentos de aproximação de precisão RNP (Required Navigation Performance) e de ILS (Instrument Landing System) em condições IMC (Instrument Metereological Condition).
São instrumentos de apoio à navegação que permitem a utilização da pista, em condições atmosféricas adversas.
A instalação de novas empresas na região e o alargamento da atividade ao setor aeroespacial será o contributo para um crescimento continuado e sustentável, forte dinamizador da economia local.

 

Engª Sandra Catarino – Diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor

Saiba mais sobre o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor aqui